Nossa história

A Guarda Civil de Indaiatuba age objetivamente em conjunto com as demais forças policiais. Fundada 1983, ela sempre foi armada. Atua preventiva e ostensivamente para a proteção do cidadão e dos bens públicos. A história da Guarda funde-se com a história do combate ao crime em Indaiatuba.

A Guarda Civil foi criada pela Lei Municipal nº 1.999 de 31 de outubro de 1983, com a finalidade de colaborar com a Polícia do Estado no serviço de segurança do munícipio, seja ela de ordem pessoal ou patrimonial, exercendo vigilância diuturna nas vias e logradouros públicos, além de socorrer a população nos casos de necessidade. Em 1984, 200 pessoas candidataram-se para concorrer aos primeiros cargos da Guarda. Após provas escritas, exames médicos e testes de aptidão física, 44 foram selecionados.

A primeira turma iniciou o Curso de Formação em 1º de fevereiro daquele ano. Foram 500 horas de aulas, durante 90 dias, ministradas por um corpo docente formado por magistrados, oficiais da Polícia Militar e especialistas em Direito Penal, Prática Policial, Instrução Policial, Ordem Unida, Relações Públicas, Armamento e Tiro, Socorros de Urgência, Língua Portuguesa, Defesa Pessoal, Educação Física e Natação. O curso aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes.

A solenidade de formatura foi realizada na manhã de 5 de maio de 1984, em sessão solene realizada na Praça Prudente de Moraes, com a presença de dezenas de autoridades, civis, militares e eclesiásticas. O ato foi presenciado por 20 mil pessoas que assistiram os formandos atestarem seu compromisso com o município, cantarem o Hino Nacional e o Hino de Indaiatuba e fazerem o desfile da tropa. Ficava, então, marcada a entrega oficial da corporação à cidade de Indaiatuba. No mesmo dia, os guardas iniciaram seu trabalho com patrulhamento ostensivo.

No início, a corporação atuava, praticamente, como uma extensão da Polícia Militar: O comando era exercido pela PM, mas, aos poucos, foi conquistando sua independência. Foram necessários pouco mais de 15 anos para obter sua estrutura própria, o que começou a ocorrer em 2000.

Hoje a Guarda Civil conta com infraestrutura de primeiro mundo, o que tornou a instituição referência nacional.