Defesa Civil de Indaiatuba

A Defesa Civil do município é acionada em situações de emergência através do telefone de emergência 153 e atua diante de situações de desastres naturais.

É uma atividade permanente que se desenvolve por meio de cinco fases de ações:

Prevenção: medidas adotadas visando evitar a ocorrência de desastres.

Preparação: capacitação e treinamento dos agentes públicos e da população para atuar frente a eventos inevitáveis.

Mitigação: busca constante pela minimização de riscos e desastres em todas as demais fases.

Resposta: dividida em socorro, quando todo o esforço é feito no sentido de se evitar perdas humanas ou patrimoniais na área atingida por desastres, e assistência, quando são criadas condições de abrigo, alimentação e atenção médica e psicológica às vítimas e desabrigados.

Recuperação: quando investimentos são feitos objetivando o retorno, no mais curto espaço de tempo possível, das condições de vida comunitária existentes antes do evento e, simultaneamente, prevenindo-se ou procurando minimizar as consequências de futuros desastres.

A Defesa Civil auxilia a população em situações emergenciais e para isso conta com o apoio de um Plano de Chamada, que ao ser ativado, mobiliza dezenas de funcionários voluntários de todas as secretarias, que vão às ruas para auxiliar em problemas materiais e humanos.

A Defesa Civil também realiza palestras em escolas, instituições e empresas, principalmente para conscientizar contra o uso do cerol e da linha chilena, além de cuidados com tempos secos e de enchentes.

As ações da Defesa Civil se dão não apenas em situações de grandes desastres ou calamidades, mas no dia-a-dia, até mesmo diante do risco de uma única vida.

Contato
Avenida Ário Barnabé, Nº 924, Jardim Morada do Sol - Indaiatuba/SP
Serviços administrativos: Horário de atendimento: 2ª à 6ª, das 8hs às 17hs
Telefone: (19) 3825-3780

Emergências devem ser comunicadas através do telefone 153