COI - Centro de Operações e Inteligência

O Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil é um prédio de 506 m² que abriga os setores tecnológicos da Guarda Civil. O edifício é monitorado interna e externamente e conta com segurança armada 24h.


Missão
Ser um centro integrado de soluções tecnológicas e de inteligência, fornecendo informações e serviços no apoio operacional e estratégico das forças de Segurança Pública do município.

Visão
Ser reconhecido como provedor de serviços operacionais, estratégicos e de inteligência à gestão da Segurança Pública do município.

Valores
Disponibilidade
Ética
Imparcialidade
Inovação
Qualidade
Agilidade
Prestação de contas
Sigilo
Transparência
Trabalho em equipe
Trabalho integrado com as forças públicas policiais



Fazem parte do COI:

COADE
O COADE (Centro de Operações, Atendimento e Despacho) é o setor responsável pelo atendimento da população através do telefone 153, despacho e monitoramento via GPS das viaturas no patrulhamento e atendimento das ocorrências.

Monitoramento Urbano
O Monitoramento Urbano da cidade de Indaiatuba atualmente conta com mais de 150 câmeras. As câmeras são divididas em:
- Speed Dome: Visibilidade, agilidade e precisão: essas são as três virtudes que definem a tecnologia speed dome, que agrega mobilidade e exatidão no controle das imagens. Os operadores do monitoramento urbano tem total controle destas câmeras, podendo ver qualquer coisa em um ângulo de 360º, além de contarem com um zoom de longo alcance.
- Câmeras fixas: Instaladas em pontos estratégicos, elas registram a passagem de pessoas e veículos e auxiliam no trabalho de monitoramento de toda a cidade.

Divisão de Inteligência
A Divisão de Inteligência é responsável pela coleta e processamento de todos os dados envolvendo ocorrências atendidas pela Guarda Civil para desenvolvimento e implementação de politicas de prevenção aos crimes registrados na cidade. O trabalho da DIN é apresentado quinzenalmente nas reuniões do Geac (Grupo Especial de Análise Criminal), que inclui as Polícias Militar e Civil, onde são mensurados os resultados obtidos e traçadas as estratégias de atuação operacional dos próximos 15 dias. A Divisão de Inteligência conta com seis Guardas Civis e um Policial Militar.

Comunicação Social

O Setor de Comunicação Social da Guarda Civil é responsável pela divulgação adequada das notícias envolvendo as ações da Guarda Civil, primando sempre pelos valores éticos e morais da instituição, gerando confiabilidade junto à imprensa e comunidade. É responsável pela elaboração de releases destinados a imprensa, criação de conteúdo para as redes sociais da Guarda Civil, gravação de vídeos institucionais e informativos destinados aos agentes e a sociedade, além da manutenção do site da Guarda Civil e suporte a Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de Indaiatuba nos assuntos referentes a corporação.

Manutenção Tecnológica
O Setor de Manutenção Tecnológica é responsável pela instalação e manutenções preventivas e corretivas dos pontos de monitoramento instalados por toda a cidade.

Tecnologia da Informação
Responsável pela manutenção dos ativos tecnológicos.

Convênios

A Guarda Civil de Indaiatuba possui diversos convênios para a troca de informações com forças de segurança estaduais e federais, estratégia essencial no combate à criminalidade nos dias de hoje. Estas informações são tratadas e gerenciadas no COI.

Atualmente os seguintes convênios estão em atividade:

Polícia Militar: Um policial militar assume o serviço todos os dias no COI, permitindo o compartilhamento em tempo real de informações de ocorrências na cidade, garantindo estratégias assertivas nos atendimentos e no trabalho conjunto das duas forças de segurança.

Cortex: Convênio com o Ministério da Justiça, que fornece para a Guarda Civil dados de indivíduos procurados pela Justiça e de veículos com restrições de circulação.

Detecta: Convênio com o Governo do Estado de São Paulo que utiliza os pontos de monitoramento veicular do COI para alimentar o sistema Detecta e devolve para a Guarda Civil informações sobre os veículos que passam por nossa cidade.

Polícia Rodoviária Federal: O convênio com a PRF permite a troca de informações sobre veículos com restrição de circulação e procurados da Justiça.

CRIM (Central Regional de Inteligência e Monitoramento): A CRIM (Central Regional de Monitoramento e Inteligência) foi criada em 2012 e permitiu a interligação dos Centros de Operações das Guarda Civis de toda a região. Através da CRIM os agentes compartilham informações dos mais diversos casos entre as cidades, permitindo a solução de inúmeros casos intermunicipais e a elaboração de ações preventivas, diminuindo os índices de criminalidade. Em 2021, estão integradas a CRIM, as cidades de: Artur Nogueira, Atibaia, Americana, Caieiras, Campinas, Cordeirópolis, Holambra, Itatiba, Itu, Itupeva, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Louveira, Morungaba, Nova Odesa, Salto, Santa Barbara D’Oeste, Santo Antônio de Posso, Sumaré, Tatuí, Vinhedo, Cajamar e Franco da Rocha.

Infoseg: Convênio com o Governo Federal de acesso ao portal Infoseg para pesquisa de informações sobre pessoas e veículos.