Policiamento

Policiamento

Desde a criação da Guarda Civil, em 1983, a sua missão tem sido preservar a vida e o patrimônio do cidadão indaiatubano. Para isso desde o início realiza o patrulhamento preventivo. São mais de 30 viaturas circulando diariamente pelos quatro cantos da cidade para garantir a segurança da população de Indaiatuba.

Os chamados registrados no 190 da Polícia Militar e no 153 da Guarda Civil, são atualmente compartilhados entre as duas forças, agilizando o atendimento do cidadão.

Isso reforça a importância da realização de parcerias entre os poderes e as polícias para garantir a segurança ao cidadão. Unidas, nossas forças policiais conseguem reunir um efetivo maior.

Patrulhamento Convencional

O patrulhamento convencional da Guarda Civil é realizado por viaturas compostas por dois agentes, que através de um sistema GPS realizam o patrulhamento de um determinado setor especifico. As viaturas do patrulhamento convencional só podem sair do seu setor por determinação do COI (Centro de Operações e inteligência) para o atendimento de alguma ocorrência ou com ordem do supervisor ou coordenador.

GAP (Grupo de Ações de Policiamento Especial)

Criado em 2010, o GAP é composto por homens com treinamento e armamentos diferenciados, dedicadas ao patrulhamento e suporte as viaturas do patrulhamento convencional.

GOC (Grupo de Operações com Cães)

Criado em janeiro de 2011, o GOC conta com cães treinados para proteção e faro, de armas e entorpecentes. O treinamento das equipes, embasado nos mais modernos métodos de adestramento, garante um trabalho comprometido, direcionado e que tem alcançado resultados significativos no dia a dia. O Grupo constantemente presta apoios para outras instituições, como em operações da Polícia Civil, ocorrências da Polícia Militar e já foi acionado pela equipe de segurança da Presidência da República, em 2014, em uma operação de varredura em prédios que receberiam o Vice-Presidente do Brasil. A equipe também conta com um cão especializado em dogshow, utilizado em palestras de conscientização sobre drogas em trabalhos sociais desenvolvidos no município.

ROMI (Rondas Ostensivas com Motocicletas de Indaiatuba)

As equipes da Romi são compostas por motos que possuem maior facilidade de locomoção no trânsito e fácil acesso a locais como praças e calçadões. As equipes atuam no apoio do patrulhamento convencional e na prevenção e combate ao crime;

GAM (Grupamento Ambiental)

Em 2015 a antiga “Patrulha Rual” foi reestruturada e passou a se chamar GAM. Com novas viaturas e cursos específicos, as equipes do Grupamento Ambiental, além de realizar o patrulhamento preventivo das zonas rurais, passaram a atuar nas questões de cuidado do Meio Ambiente em nossa cidade.

Patrimonial

As equipes de patrimoniais são destinadas a proteção de prédios de serviços municipais. Possuem um supervisor próprio e tem contato direto com o COI (Centro de Operações e Inteligência). No caso de qualquer anormalidade, as viaturas do patrulhamento são enviadas imediatamente no apoio destes agentes.


Planejamento Operacional

Com base as informações levantadas e trabalhadas pelo SED (Setor de Estatística e Desenvolvimento) e pela DIN (Divisão de Inteligência), é organizado o planejamento operacional. Estas informações são debatidas dentro do Geac onde são estabelecidas as estratégias de atuação nas ruas.

Operação Visibilidade: Viaturas realizam pontos de estacionamento em locais específicos, com o objetivo de inibir a criminalidade.

Patrulhamento focado: uma viatura é designada para patrulhamento específico em determinada área dentro do seu setor de operação.

Operação Saturação: duas ou mais viaturas são destinadas a patrulhamento voltado a uma área predeterminada.

Estreitamento de vias: viaturas são estrategicamente estacionadas de forma que estreitam ruas e avenidas para averiguações e orientações no trânsito.


Comando de policiamento:

Supervisão: o supervisor é o responsável pela supervisão e coordenação do patrulhamento preventivo do plantão. Cabe a ele realização da preleção com todos os guardas do turno para informar as anormalidades, novidades e ordens de serviço a serem cumpridas. A Guarda Civil conta com quatro supervisores.

Coordenação: os coordenadores são o elo de ligação entre os supervisores e a direção da Guarda Civil. Eles trabalham na escala 2x2 e auxiliam os supervisores nas operações diárias além de fiscalizarem todo o trabalho do plantão.

Hoje Indaiatuba é dividida em 23 setores de patrulhamento que são controlados via GPS. Todas as ordens de serviço são cadastradas no sistema de GPS para garantir maior controle no cumprimento do patrulhamento preventivo.