Programa Vizinhança Solidária

O Programa Vizinhança Solidária, uma iniciativa de custo zero, tem como objetivo aprimorar a segurança pública local através da prevenção primária. Buscando incentivar a adoção de medidas preventivas e promover a colaboração com o policiamento, o programa traz um novo nível de envolvimento comunitário para garantir a segurança de todos.


Os participantes da Vizinhança Solidária são incentivados a se familiarizar com as rotinas de seus vizinhos, possibilitando a identificação de ações suspeitas no bairro. Isso inclui estar atento a sons incomuns em horários inesperados, indivíduos suspeitos circulando pela área ou veículos desconhecidos estacionados por longos períodos. O lema é "preocupar-se com a segurança do vizinho da mesma forma que gostaria que se preocupassem com a sua!"

O processo de implementação começa com uma reunião entre os moradores do bairro, onde o funcionamento do programa é explicado e um líder é escolhido para coordenar a célula local. O líder será responsável pelo cadastro dos moradores e pela organização do projeto.

Após a seleção do líder, placas identificadoras do Projeto Vizinhança Solidária serão instaladas nas residências participantes, destacando o comprometimento da comunidade em colaborar com as forças de segurança.

O líder da célula criará dois grupos de WhatsApp:

1 - Grupo Social: Um espaço informal para os moradores conversarem, marcar eventos e compartilhar informações.

2 - Grupo de Emergência: Destinado apenas a relatar casos suspeitos no bairro. Este grupo terá conexão direta com o COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil de Indaiatuba, permitindo o envio de informações em tempo real. É fundamental que somente mensagens relacionadas a emergências ou ações suspeitas sejam compartilhadas neste grupo.

Um acordo entre os moradores estabelece que eles serão diligentes ao monitorar e intervir quando necessário. A primeira etapa de intervenção envolverá o contato com o morador em questão para avaliar a situação antes de buscar ajuda, se for apropriado.

Sempre que algo suspeito for detectado, os moradores devem informar o grupo de emergência e/ou entrar em contato com a Guarda Civil (153) ou com a Polícia Militar (190).

Além disso, os moradores podem se unir para instalar câmeras de segurança comunitárias, que podem ser cadastradas no Projeto Câmera Cidadã da Guarda Civil, ampliando ainda mais a segurança da região.